30/08/2016

Modelo da Semana: Selma de Oliveira



A Modelo da Semana é a baiana Selma de Oliveira, de quem já falamos no post A Semana nº 10, no domingo. A foto postada hoje, assim como a de anteontem, foi feita em Jequié, Bahia, em 12 de setembro de 2015, logo após a gravação do primeiro take do meu curta Você é África, Você é Linda, e pouco antes da gravação do segundo take, que é a base do filme. A rigor, o único trecho do primeiro take que restou na versão final é justamente a fala de Selma que inspirou o título da obra, no qual ela diz que os cachos do cabelo remetem a História, "à África em nós". 

Selma nasceu e mora em Jequié. Conheci-a em Taquaruçu, distrito de Palmas, em julho do ano passado, durante a realização do Mutum - 1ª Mostra de Música Instrumental e Cultura Popular do Tocantins (leia aqui minha resenha do evento para o Som do Norte). Havia um espaço de serviços próximo ao palco dos shows, onde Selma ficou elaborando turbantes para as moças interessadas em, como ela dizia, 'africanizar'. Quando ela me contou ser ligada a movimentos sociais, propus realizarmos uma sessão dos meus curtas-metragens da série As Tias do Marabaixo em Jequié. Seguimos conversando nas semanas seguintes, nascendo daí a ideia de estrear naquela cidade a minha Oficina de Cinema Independente

A foto foi feita com a Nikon S3500, e recebeu um filtro Portrait ao ser editada no Fotor. Foi publicada na página FabioGomes FotoCinema do Facebook nove dias após as filmagens. Clique aqui para ver o álbum completo no Facebook. 




Nenhum comentário: