06/08/2016

Belezas Naturais: Corujas-buraqueiras



Na tarde da quinta, 4, quando estive no Cais de Rondonópolis para fazer o ensaio com a modelo Bruna Xavier, em certo momento vi o que parecia ser uma coruja pousada sobre um cavalete no gramado do parque. E, sim, era uma coruja, em pleno dia! Passava um pouco das 16h30. Cheguei a fazer umas fotos da modelo com a coruja ao fundo, cuidando para não assustar a ave, porém ela de fato estranhou nossa aproximação e em seguida voou para um coqueiro próximo...

...onde já estava outra coruja! Ei-las. Notem que a coruja da direita está pousada sobre um pé só; esta é uma característica exclusiva da coruja-buraqueira, ou caburé-do-campo, espécie de coruja com hábitos diurnos típica das Américas, onde pode ser encontrada do Canadá à Terra do Fogo, exceto na Amazônia. Buraqueira porque ela costuma se abrigar preferencialmente em buracos que já encontre feitos (embora possa fazer o seu próprio buraco para morar, se for necessário).  

Na edição com o Fotor, cortei parte da imagem onde havia apenas vegetação, aplicando também um filtro Portrait, visando destacar o casal de corujas, que me olhavam bem atentas e desconfiadas. O macho da espécie é maior que a fêmea, e esta tem plumagem um pouco mais escura, de modo que pode-se dizer que quem está repousando sobre apenas um pé é a fêmea, e o macho está à sua esquerda. 

Esta viagem ao Mato Grosso está sendo uma surpresa atrás da outra! :) 


Um comentário:

Anônimo disse...

lindas