10/08/2016

Coisas do Mundo: Futelama Feminino



Em tempos de Seleção Brasileira de Futebol Feminino brilhando nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, quero compartilhar com vocês estas imagens peculiares de um torneio muito característico de Macapá: o futelama. 

Esporte praticado na área de vazante do Rio Amazonas, o futelama (também chamado futlama) existe a década de 1990, tendo campeonatos de 2002 em diante (saiba mais sobre o esporte nesta reportagem do UOL Copa de 2014). O campeonato deste ano foi programado pela Federação Amapaense de Futelama agora para iniciar agora em agosto. 

Logicamente, há tanto o campeonato masculino quanto o feminino de futelama. No caso, publico as fotos do campeonato feminino porque em 1 de novembro de 2014 coincidiu que, durante o horário de minha caminhada habitual pela orla do Amazonas (pode-se ver na foto que abre o post o Trapiche Eliezer Levy e a estátua de São José sobre a Pedra do Guindaste), estava-se disputando uma partida do campeonato feminino entre as equipes do Cobra Coral (de preto) e do Urubu (de cinza, com a goleira da equipe usando rosa). O jogo acabou empatado e a decisão foi para os pênaltis, para apontar quem seguiria na competição, cabendo a vitória à Cobra Coral. O campeonato daquele ano encerrou em 14 de dezembro. 


Goleira do Urubu defende cobrança de pênalti do Cobra Coral



  • Além de Macapá, Belém e Manaus, cidades citadas na reportagem do UOL como praticantes do futelama, o esporte também existe em Joinville, Santa Catarina, como se pode ver nessa matéria publicada pelo site do jornal A Notícia em maio passado. 

Nenhum comentário: