Em tempos de Seleção Brasileira de Futebol Feminino brilhando nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, quero compartilhar com vocês estas imagens peculiares de um torneio muito característico de Macapá: o futelama.
Esporte praticado na área de vazante do Rio Amazonas, o futelama (também chamado futlama) existe a década de 1990, tendo campeonatos de 2002 em diante (saiba mais sobre o esporte nesta reportagem do UOL Copa de 2014). O campeonato deste ano foi programado pela Federação Amapaense de Futelama agora para iniciar agora em agosto.
Logicamente, há tanto o campeonato masculino quanto o feminino de futelama. No caso, publico as fotos do campeonato feminino porque em 1 de novembro de 2014 coincidiu que, durante o horário de minha caminhada habitual pela orla do Amazonas (pode-se ver na foto que abre o post o Trapiche Eliezer Levy e a estátua de São José sobre a Pedra do Guindaste), estava-se disputando uma partida do campeonato feminino entre as equipes do Cobra Coral (de preto) e do Urubu (de cinza, com a goleira da equipe usando rosa). O jogo acabou empatado e a decisão foi para os pênaltis, para apontar quem seguiria na competição, cabendo a vitória à Cobra Coral. O campeonato daquele ano encerrou em 14 de dezembro.
Goleira do Urubu defende cobrança de pênalti do Cobra Coral
- Além de Macapá, Belém e Manaus, cidades citadas na reportagem do UOL como praticantes do futelama, o esporte também existe em Joinville, Santa Catarina, como se pode ver nessa matéria publicada pelo site do jornal A Notícia em maio passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário