28/08/2016

Eu por Bruno Pellerin



Bruno Pellerin é um fotógrafo francês, natural de Limoges e radicado em Belém, Pará, Amazônia, Brasil. Conheci seu trabalho quando ainda morava em Porto Alegre, em maio de 2010, quando ele fotografou o show de estreia da cantora Nanna Reis, Brasilidade (posteriormente, vim a produzir o trabalho de Nanna e dirigir novas edições do show). Chamou-me a atenção já nesse primeiro momento o belo uso que Pellerin faz da técnica do preto-e-branco, um pouco em desuso após o fim do predomínio da foto analógica. 

Morando em Belém entre 2010 e 2014, tive o privilégio de ser fotografado por Pellerin em algumas ocasiões. Considero muito especial esta imagem que posto hoje aqui, devido a ter sido feita em pleno Bar do Parque, em 8 de novembro de 2013, durante a realização de um dos Batuques da Praça da República.

Localizado ao lado da Praça, o Bar do Parque é um local profundamente ligado à história cultural de Belém, tendo sido frequentado por artistas e intelectuais do porte de Ruy Barata. Além disso, Pellerin relata em seu álbum "Bar do Parque" no Facebook que o lugar lhe lembra muito os cafés parisienses, desde a arquitetura até a roupa usada pelos garçons. O álbum reúne fotos feitas entre maio de 2013 e maio deste ano. 


Nenhum comentário: