11/08/2016

Coisas do Mundo: Cuiabá vista de cima



Agora pela manhã tive uma experiência única. Pude fotografar a área central de Cuiabá vista de cima, do mirante que fica no alto do Palácio Alencastro, sede da Prefeitura Municipal - mais exatamente em seu oitavo andar. 

Embora mencionado na maioria dos guias turísticos referentes à capital do Mato Grosso, o mirante atualmente está fechado à visitação. Estive ontem à tarde na Prefeitura para me informar, solicitaram que eu retornasse agora pela manhã e bastou eu explicar que sou fotógrafo e queria fazer fotos da cidade para ter o acesso liberado. 

A foto mostra um trecho de calçada que parece um tabuleiro de xadrez, em frente a uma ótica. Vê-se também um bem-te-vi sobre fios elétricos, recebendo diretamente os raios solares, e quase na base das imagem alguém que certamente estava conferindo as últimas atualizações de suas redes sociais. Utilizei um filtro Sand/Snow no Fotor para contrastar o preto das pedras do calçamento com o restante da imagem.

O atual prédio da Prefeitura, em frente à Praça Alencastro, foi construído em 1959 no local onde nos 140 antes anteriores havia uma casa em estilo neoclássico, sede do governo do Mato Grosso desde a época do Império. Em 1982, com a transferência do governo estadual para o Centro Político Administrativo (CPA), o prédio foi doado ao município de Cuiabá, que ali instalou a sede da Prefeitura. 


Nenhum comentário: