05/07/2016

Modelo da Semana: Elmira Trindade


Nossa Modelo desta Semana é Elmira Trindade, que estava de aniversário ontem, completando 20 anos (parabéns!). 

Aluna de Artes da UFBA, Elmira é natural de Jequié, Bahia, onde a fotografei em 13 de setembro de 2015, entre um take e outro das gravações do meu curta-metragem Você é África, Você é Linda, no qual ela interpreta uma das personagens (a outra é Selma de Oliveira). As duas, Elmira e Selma, também fizeram comigo o roteiro do filme, que você pode assistir no YouTube.  

A personagem de Elmira é uma moça negra que busca assumir suas raízes por meio da aceitação do seu cabelo como ele é, com todos os cachos a que tem direito;  no momento retratado no curta, ele se encontra em transição. Elmira procura Selma, que lhe foi indicada como uma especialista em turbantes, que tem sido muito usado como instrumento para o empoderamento de mulheres negras. Enquanto Selma faz o turbante, as duas conversam sobre racismo e preconceito. 

"Entre um take e outro" não foi força de expressão. Após rodarmos uma vez o curta inteiro, aproveitei que Elmira estava com o turbante para fazer um ensaio fotográfico com ela. Depois gravamos nova versão do curta, e ao final fiz fotos tanto das duas juntas quanto de Selma sozinha. Para o filme e as fotos, usei a boa e velha Nikon Coolpix S3500; algumas cenas do curta foram rodadas também com a filmadora de bolso Sony HD Bloogie, O filme foi realizado durante a primeira edição da Oficina de Cinema Independente.  


Nenhum comentário: