16/07/2016

Coisas do Mundo: Belém



Hoje compartilho com vocês dois raros registros que fiz de uma tradição da religiosidade popular em Belém - o costume dos fiéis que fazem promessas (também chamados promesseiros) de amarrarem fitas na grade da Basílica Santuário de Nazaré, simbolizando as graças que esperam alcançar rezando para a Santa. 

As duas fotos são uma visão da grade lateral, junto à parede direita da Basílica (cujo pórtico aparece destacado na imagem acima). Publiquei as duas em meu Facebook pessoal em 1 de dezembro de 2013. Na época eu morava no bairro Reduto, porém já residira no bairro Nazaré entre 2010 e 2012 (inclusive, no último ano, a meia quadra da praça do CAN, em frente à qual está situada a Basílica).

A tradição manda que as fitas não sejam removidas, devem se soltar da grade pela ação da natureza, e quando isso acontecer as três graças pedidas serão alcançadas. Mas a Cúria tem - ou tinha ao menos, naquela época - a norma de remover as fitas periodicamente. 
















Reencontrei essa tradição muito forte na Bahia, onde as pessoas não amarram suas fitas apenas nas grades das igrejas. É comum encontrar fitas amarradas assim em quaisquer grades, sejam de residências, de lojas, de hotéis....


Nenhum comentário: