17/07/2016

Todos podemos ser modelos

Algo me acontece muito seguido. Devido a meu hábito de chamar de modelo quem já fez ensaio fotográfico comigo, ou já manifestou a intenção de fazê-lo (ou mesmo recebeu convite meu para tanto), volta e meia recebo a seguinte resposta:

- Imagina, eu nem tenho tamanho para ser modelo, não me encaixo nos padrões!

Na mais recente vez que isso aconteceu, há duas semanas, respondi o seguinte (e veio daí a ideia de escrever este artigo aqui no blog):




Evidente que sei existirem várias outras acepções da palavra "modelo". O conceito que expus acima condiz com o segundo listado pelo Dicionário Online de Português...



... mas percebo que quase sempre as pessoas pensam no quarto significado (pessoa que desfila com roupas a serem exibidas à clientela de casa de modas). Aliás, algo que me intriga é que se perdeu, ao longo dos anos, a distinção que havia até, pelo menos, os anos 1980, entre manequim (que seria a pessoa que desfilaria para a casa de modas) e modelo (pessoa que posaria para fotos). Em algum momento, passou-se a usar a palavra modelo para as duas atividades, e creio que vem um pouco daí a inspiração para as respostas que ouço.

Felizmente, para minha alegria, depois de ouvir meus argumentos, a maioria das pessoas acaba concordando comigo de que os padrões de beleza impostos pela sociedade beiram o irreal. Chegamos ao extremo de considerar doenças coisas tão naturais como estrias e celulite (convido vocês a assistir o vídeo do Nerdologia explicando que celulite não tem tratamento nem cura, pois não é uma doença! Sim! - ou, no caso, Não! risos). 

Se atributos como altura elevada, por exemplo, fossem de fato fundamentais para se ter sucesso como modelo, nossa primeira Modelo da Semana, Suelen Leão, não poderia atuar na área, pois ela tem pouco mais de 1,60m. Aqui a vemos com a camiseta do Som do Norte, em foto que fizemos na Praça Floriano Peixoto (Macapá), em 18.10.14.

Não deixe jamais que alguém, baseado em critérios irreais, acabe com sua auto-estima! 









Nenhum comentário: