06/07/2016

Vídeos: Café com Tapioca entrevista Camila Barbalho


Camila Barbalho (parte 1)



Hoje, 6 de julho, minha atuação como jornalista cultural completa 25 anos (!). O marco inicial: a primeira edição do programa MPB Especial, que produzi e apresentei para a Rádio Revista, de Bento Gonçalves (RS), que ia ao ar nas tardes de sábado. O programa durou seis meses, de julho de 1991 a janeiro de 1992. A primeira edição foi um especial sobre Toquinho, que naquele dia completava 45 anos. 

A melhor maneira de comemorar essa efeméride me parece ser publicar aqui neste blog a mais recente entrevista que realizei, que vem a ser também a primeira que eu mesmo gravei em vídeo (as entrevistas com as Tias do Marabaixo foram filmadas pela Graphite Comunicação).


Na tarde de 11 de abril deste ano, entrevistei a cantora-compositora-baixista paraense Camila Barbalho (à esquerda em foto de autoria de Andrey Bastos) numa tapiocaria do bairro do Jurunas, em Belém. Falamos sobre sua carreira, tanto à frente de sua banda B3 quanto em sua colaboração com projetos tão diversos quanto o da cantora Lívia Mendes e o da banda Suzana Flag. A escolha da locação ser uma tapiocaria faz todo sentido porque a entrevista integra a série Café com Tapioca, que publico desde janeiro de 2015 no Som do Norte. Mas esta foi a primeira (e até agora única) entrevista publicada em vídeo, minha ideia desde o lançamento da série. Os vídeos foram lançados no YouTube em 10 de maio, mesmo dia da publicação do post Café com Tapioca nº 11: Camila Barbalho no Som do Norte.

Usei a filmadora de bolso Sony HD Bloogie, fixada sobre um mini-tripé e colocada a um canto da mesa de forma a captar Camila (tentei me filmar fazendo uma fala de encerramento ao final, mas como não tinha imagem de apoio acabei aparecendo apenas pela metade e optei por cortar essa parte, poupando a todos desse constrangimento - risos). Editei no Movie Maker  e me surpreendi como, apesar de a imagem ficar 90% em Camila, não há pulos nos cortes, você fica com a impressão que cada vídeo é um take único (na verdade, somando os dois usei 11 takes). Só quase ao final do segundo vídeo, ali pelo minuto 6:05, é que amplio o campo mostrado, para melhor captar o momento em que uma funcionária da cozinha da tapiocaria, Tatiane, veio até nossa mesa para pedir um autógrafo para Camila!!!! Grandes momentos :')






2 comentários:

Mário Sérgio Baggio disse...

Grande momento pra Camila Barbalho! É a fama chegando. Abraço.

Fabio Gomes disse...

Com toda a certeza!