24/11/2016

Curta: Tia Zezé no Encontro dos Tambores


Clique na imagem


Encerrando a postagem de curtas da série As Tias do Marabaixo aqui no blog, em homenagem ao Mês da Consciência Negra, é o momento de apresentarmos Tia Zezé no Encontro dos Tambores.

Lançado em 21 de abril de 2015, o curta é o único da série que tem som do inicio ao fim - os anteriores não tinham som na introdução e ao final (o que, aliás, é o padrão industrial do cinema). Como observei nas primeiras sessões dos curtas que as pessoas ficavam aguardando o som já na abertura (fruto, talvez, da nossa grande tradição radiofônica). resolvi fazer esta experiência ao editar o filme que encerra a série. Ao longo de todo o curta, se assiste um trecho do show do grupo Berço do Marabaixo apresentado no Encontro dos Tambores, em Macapá, em 23 de novembro de 2014, com Tia Zezé cantando seu ladrão de Marabaixo intitulado "Toar dos Tambores", filmado por mim com a Sony HD Blogger (outro trecho do mesmo show foi incluído no curta Natalina, postado aqui semana passada). Ao final, durante os créditos (com fotos feitas também no show citado), se ouve Tia Zezé cantando um trecho de seu clássico "O Remo". 

O curta já foi exibido em eventos e em escolas de Macapá, além de ter sido apresentado nos estados do Tocantins, Bahia e Rondônia durante a circulação do projeto em 2015. Trechos do filme foram incluídos em entrevista que concedi ao quadro "Vitrine" do programa Circuito da TV Cultura (Belém). A entrevista foi gravada em abril de 2016 e o programa foi exibido em junho. Tia Zezé... se tornou, desta forma, o único dos curtas já exibido parcialmente em TV aberta fora do Amapá. 


Nenhum comentário: