02/11/2016

Curta: Tia Zefa no Dia da Consciência Negra 2014


Clique na imagem


Novembro é o mês dedicado à Consciência Negra. O tema estará presente ao longo do mês aqui no blog com a publicação dos meus curtas da série As Tias do Marabaixo, às quartas, e também com o Ensaio de Novembro

Apenas um dos curtas já foi divulgado aqui, em 26 de junho: o que homenageia Tia Chiquinha. Foi o segunda curta da série. O primeiro a ser lançado foi o que publicamos hoje, Tia Zefa no Dia da Consciência Negra 2014. 

Este curta foi disponibilizado no YouTube e no blog As Tias do Marabaixo em 26 de fevereiro de 2015, data em que a homenageada completou 99 anos. O material foi filmado por mim em 20 de novembro de 2014, na abertura do Encontro dos Tambores daquele ano, no Centro de Cultura Negra de Macapá. Tia Zefa se apresentou com o Grupo de Batuque Filhos do Criaú. Ao lado, o cartaz que elaborei na data para assinalar o lançamento. 

O curta já foi exibido publicamente diversas vezes em Macapá, e ainda fez parte da circulação do projeto que realizei em 2015 nos estados do Tocantins, Bahia e Rondônia. Trechos do curta foram exibidos em reportagem sobre o projeto apresentada no programa Amazônia Revista da TV Amapá em 14 de junho de 2015. 

Nenhum comentário: