16/11/2016

Curta: Natalina


Clique na imagem


Prosseguindo a veiculação aqui dos curtas d'As Tias do Marabaixo em homenagem ao Mês da Consciência Negra, hoje é dia de assistirmos o curta Natalina. O filme foi lançado em 4 de abril de 2015, Sábado de Aleluia, data que marca o início do Ciclo do Marabaixo no bairro da Favela,  em Macapá, tradicional local de residência da família da homenageada. Sua mãe, Tia Gertrudes, mudou-se para lá nos anos 1940, quando da desapropriação das casas das famílias negras na orla central do Rio Amazonas. 

O curta é o único da série que tem dois momentos distintos. Inicialmente, vemos Natalina, então com 82 anos, cantando um ladrão de Marabaixo de autoria de Tia Gertrudes; essa abertura foi filmada pela equipe da Graphite Comunicação durante o Ciclo do Marabaixo de 2014. Logo em seguida, temos o grupo Berço do Marabaixo interpretando "Mão de Couro", composição de Val Milhomem e Joãozinho Gomes que homenageia Natalina; é um trecho da apresentação do Berço no Encontro dos Tambores de 2014, filmado por mim. 

Este curta já foi exibido em eventos e em escolas de Macapá, além de ter sido apresentado nos estados do Tocantins, Bahia e Rondônia durante a circulação do projeto em 2015. Trechos do filme foram incluídos em reportagem sobre o projeto apresentada no programa Amazônia Revista da TV Amapá em 14 de junho de 2015.


Nenhum comentário: