10/07/2019

Arquivo 2016: Belém: Protesto contra fim do MinC

Belém - Há poucos minutos, andando pela Travessa Quintino Bocaiúva, ouvi um batuque que vinha do sentido da Av. Governador José Malcher, com alguém cantando "Maracatu Atômico" (Jorge Mautner - Nelson Jacobina) e "Vai Passar" (Francis Hime - Chico Buarque). Em seguida, localizei a origem: o som vinha do pátio de um dos prédios do Iphan no Pará, onde vários artistas se manifestam contrários ao fim do Ministério da Cultura, cuja estrutura passará à esfera do Ministério da Educação, num retrocesso de 31 anos.













A direção da representação regional do Iphan no Pará se encontra reunida neste momento; comunicado oficial deverá ser emitido às 17h de hoje.


  • Making-off do post - Publicado no blog Jornalismo Cultural em 18.5.16. 

  • O presidente interino Michel Temer anunciara em 12 de maio a extinção do Ministério da Cultura, que se tornaria uma secretaria do Ministério da Educação. Imediatamente houve manifestações em todo o país, com a ocupação de sedes regionais do MinC, Iphan e Funarte. Em função dos protestos, Temer voltou atrás na decisão e restabeleceu a partir de 23.5.16 o status de ministério para a pasta da Cultura, que foi novamente extinta quando da posse do presidente Jair Bolsonaro, em janeiro de 2019, quando, sem protestos de tal monta, a estrutura da pasta foi incorporada pelo novo Ministério da Cidadania. 

Nenhum comentário: