Na tarde desta quinta-feira, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, esteve em Belém para a inauguração da incubadora Pará Criativo, que vai funcionar junto à sede do IAP (Instituto de Artes do Pará), na praça da Basílica. Na ocasião, em entrevista coletiva, a ministra anunciou seu apoio à causa do reconhecimento do carimbó como patrimônio imaterial brasileiro, inclusive garantindo que o anúncio do registro sairá "este ano, com certeza".
Governador Simão Jatene e
ministra Marta Suplicy
Na coletiva, Marta Suplicy propôs também ao governador Simão Jatene que se faça um projeto específico para a nova incubadora relativo à ilha do Marajó, seja da cerâmica, seja de outras expressões culturais locais. A ministra ficou muito impressionada com o relato de prefeitos de municípios da ilha, sobre deslocamentos de um ponto a outro que levam, por vezes, 16 horas. Isso, segundo ela, a fará rever a política de editais para a Amazônia. "Como é que uma pessoa que mora a 16 horas de conexão vai entrar num edital? Isso é piada, não vai entrar nunca. A gente tem que buscar, a gente tem que ajudar." Jatene topou na hora a parceria Minc-governo do Estado específica para o Marajó, propondo-se a colocar o mesmo volume de recursos que o Ministério investir no local.
Além da inauguração da incubadora Pará Criativo (e uma breve gafe de Marta, chamando Belém, durante seu discurso, de "São Luís"!), a tarde foi marcada pela assinatura do decreto de desapropriação do antigo Teatro São Cristóvão (Belém), o que vai permitir sua reforma para que ele possa novamente servir para atividades culturais.
A ministra e o governador foram recebidos no começo da tarde no IAP por integrantes de vários grupos de carimbó, entre eles o Sancari e o Uirapuru, além de Mestre Curica, ex-integrante do Uirapuru (na época de Mestre Verequete) e participante da primeira gravação de carimbó da História, em 1971. Marta Suplicy não se fez de rogada e logo empunhou um maracá, ensaiando alguns passos ao som do carimbó.
Mestre Manoel e
seu neto, Guiherme
Mestre Manoel, do grupo Uirapuru de Marapanim, comemorou o anúncio, relatando em entrevista exclusiva ao Som do Norte as recentes articulações para a conquista, e planejando como o registro deverá ser comemorado quando efetivamente assinado.
Ao microfone, Mestre Curica
Também muito feliz com a perspectiva do reconhecimento próximo, Mestre Curica afirma que, "onde estiver, Mestre Verequete está aplaudindo". Curica, porém, acredita que não se pode parar nesta conquista, por mais importante que ela seja.
- Making-off do post - Publicado no Som do Norte em 9.1.14 (no mesmo dia do evento relatado) com o título de Em Belém, Marta Suplicy anuncia que carimbó será reconhecido como patrimônio brasileiro "este ano, com certeza".
- Com efeito, o Carimbó foi declarado Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo IPHAN em 11.9.14.
- O post original tem o áudio de todas as entrevistas mencionadas, mais trecho da roda de carimbó da qual Marta Suplicy participou brevemente.
- Foi a única vez em que entrevistei e fotografei alguém integrante do 1º escalão de um governo federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário