28/09/2016

Vídeo: Sarau da Diversidade - 2º Simpósio sobre Diversidade e Gênero


Clique na imagem


Filmei este vídeo em 17 de outubro de 2014 durante o Sarau da Diversidade, evento que marcou o encerramento do 2º Simpósio Sobre Gênero e Diversidade, realizado no anfiteatro da Unifap (Universidade Federal do Amapá), em Macapá. Minha exposição de fotos As Tias do Marabaixo foi uma das atrações do evento (inclusive ficou montada por dois dias exatamente onde ocorreram estas apresentações).

O Simpósio apresentou discussão teórica pelas demandas por reconhecimento e igualdade, que movimentam organizações de grupos sexuais e de gênero, fazendo interseção com vários marcadores sociais como: classe, raça, etnia e outros.

No vídeo, Lara Utzig, vocalista da banda Desiderare, canta sua "Marchinha para Maria"; na sequência, a poetisa Mary Paes declama poemas rapidinhos (e brincando com isso, ao final de sua participação); e finalmente, a cantora Rebecca Braga apresenta "Carnavalesca Capitânia", parceria sua com Naldo Maranhão.

O repertório daquele final de tarde contou ainda com composições próprias, clássicos amapaenses e sucessos da música brasileira. Além de Mary, outros participantes do Simpósio declamaram poesias. Este foi o primeiro vídeo publicado a trazer Mary interpretando seus famosos poemas eróticos, uma das principais linhas de seu trabalho literário. 


Apresentação de Rebecca Braga


O vídeo foi postado no canal do Som do Norte no YouTube em 30 de outubro de 2014, e inserido na resenha do evento publicada no mesmo dia pelo Som do Norte. 

A filmagem foi feita com a Sony HD Bloggie, e as fotos com a então-recém-adquirida Nikon S3500 (que já tá durando mais que a Canon T3i Rebel - abre o olho, Canon!). 



Nenhum comentário: