29/08/2019

Arquivo 2014: Ensaio do Banzeiro do Brilho-de-Fogo

No começo de dezembro, acontecerá em Macapá um verdadeiro "arrastão" do Marabaixo. O projeto, denominado Banzeiro do Brilho-de-Fogo, inspira-se no Arraial do Pavulagem, de Belém, que promove arrastões em várias datas comemorativas do ano (entre elas, o período junino e o Círio). 

O Banzeiro iniciou em junho com a realização no Curiaú de várias oficinas, como percussão e confecção de instrumentos. Posteriormente, as oficinas circularam por vários pontos da capital e agora têm data e local fixos de realização: sextas e sábados, das 19 às 21h, na Praça Floriano Peixoto (um dos locais mais belos de Macapá), até o final de novembro. Pode participar tanto quem já esteve nas oficinas anteriores quanto não tenha tido ainda essa oportunidade; o importante é que quem estiver interessado vá logo, para poder entrar no ritmo coletivo e fazer bonito no arrastão em dezembro.

No vídeo abaixo, exclusivo da TV Som do Norte, você assiste o final do ensaio do Banzeiro do sábado passado, 18 de outubro. O vocalista do grupo Afro Brasil, Adelson Preto, canta os Marabaixos tradicionais "É de manhã, é de madrugada" e "Vem pra cá, ioiô", acompanhado pelos tocadores regidos pelo músico Paulo Bastos. 



Clique na imagem para ver o vídeo




No mesmo dia, fizemos estas fotos que registram o entusiasmo e a dedicação dos tocadores regidos pelo músico Paulo Bastos. 

O comunicador Heraldo Almeida foi o mestre de cerimônias do ensaio, dando vários recados importantes para o pessoal. 

Paulo Bastos orienta os tocadores




A galera mirim ensaiou, a princípio, separadamente...

...e depois se juntou ao grande grupo 



***

  • Making-off do post - Reuni aqui o conteúdo de dois posts do Som do Norte: "TV @SomdoNorte: Assista trecho de ensaio do Banzeiro do Brilho-de-Fogo (vídeo em HD)" publicado em 26.10.14, e "Galeria: Ensaio do Banzeiro do Brilho-de-Fogo", do dia seguinte.

Nenhum comentário: