23/07/2017

Ensaio de julho: Suelen Leão



A modelo Suelen Leão, de Macapá, é certamente a pessoa que eu mais fotografei até hoje. Ela inclusive foi a primeira Modelo da Semana deste blog, em junho do ano passado, e estrela do Ensaio de Outubro. Sou muito grato a ela, que foi a primeira modelo a acreditar em mim, quando eu estava começando a trabalhar nesta área - anteriormente, fotografava apenas shows e natureza.

Estas fotos são da última sessão que fizemos, em 28 de maio de 2015. Um dia que eu antecipadamente já classificava como sendo de cinema, porque pela manhã havia marcado uma filmagem com Suelen e com a poeta Mary Paes, na praça Floriano Peixoto, que se destinava a um novo projeto, com o título provisório de Poesia.Br: minha ideia era aproveitar a viagem que eu faria por vários estados do Brasil a partir de junho para gravar uma série de curtas com poetas declamando seus versos; entre um poema e outro, a ideia era inserir imagens de modelos em paisagens da cidade de cada poeta. Infelizmente o projeto empacou já na saída, pois foi exatamente neste dia que minha câmera Canon apresentou o problema que me levou a passá-la adiante meses depois: você clicava para fotografar ou filmar, e ela nem sempre executava a ação. Mesmo assim, ainda consegui neste dia fazer algumas das fotos que vemos neste ensaio. Dias depois, ela pararia completamente de responder. Desse modo, acabei não procurando outros poetas ou modelos durante a viagem e o projeto acabou descartado. Mas não foi só por causa desse projeto que o dia foi de cinema: na tarde desse mesmo dia 28, gravei com a equipe da Graphite Comunicação o depoimento de Tia Zezé para o documentário As Tias do Marabaixo. Nesta gravação, felizmente, não se registrou problema técnico algum =) 




















Os ensaios anteriores que fiz com Suelen eram todos voltados para a divulgação das camisas "Som do Norte", cuja comercialização encerrei em meados de 2015. Este ensaio então acabou sendo o único "neutro", em que a modelo veste peças de seu acervo pessoal, sendo portanto a melhor escolha para este post que comemora o 13º mês no ar deste blog. 

Nestes dois anos, apenas poucas fotos deste ensaio já haviam sido divulgadas - duas delas inclusive aqui no blog: uma ilustrando o artigo Especialista em generalidades e outra no post com as nossas selfies (uma tradição a cada sessão que fazíamos). Algumas (poucas) outras chegaram a ser publicadas pela modelo ou por mim no Facebook. Mas, a rigor, temos aqui um ensaio inédito. 



Na foto acima, aparece - irreconhecível  - o muro que motivou o já citado Ensaio de Outubro. A pintura de Carla Antunes foi apagada poucos dias após fazermos as fotos; o que vemos na foto acima já é um grafite posterior (que por sua vez foi apagado mais adiante... sobre esta ciranda, ver o artigo Em defesa da arte urbana nos muros). 














Nesta foto, uma variação da que ilustra este artigo, aparece uma frase que me remete a duas lembranças muito agradáveis. Primeiramente, "sucesso" é um mantra que costumo postar com alguma frequência em meu Facebook pessoal (a tal ponto que utilizo a palavra "Sucesso" no campo destinado a apelidos, logo abaixo do meu nome, naquela rede social). A segunda é por se tratar de um verso da canção "Manequim", de Michael Sullivan e Paulo Massadas, que fez parte da trilha sonora da novela Ti-ti-ti (TV Globo, 1985-86) e que foi um dos maiores sucessos populares da fase comercial da carreira de Ney Matogrosso (ouça aqui).


Nenhum comentário: