29/09/2017

Coisas do Mundo: A charge escaneada de Noel Rosa

Em 2008, eu editava um site especializado em samba e choro chamado Brasileirinho (que ficou no ar entre 2002 e 2016), e tive a ideia de criar dentro dele um hotsite dedicado a Noel Rosa, cuja obra passava então ao domínio público. 

A imagem que escolhi para ser a capa do hotsite foi esta charge, uma autocaricatura que Noel fez já próximo ao final da vida. 

Como a imagem se encontra na página 2 da segunda edição (1977) do livro No Tempo de Noel Rosa, de Almirante, foi um pouco difícil escanear, resultando então nessa faixa mais clara à direita (a falha no 'e' da primeira linha é do próprio livro). Como se tratava, na ocasião, de um impresso de mais de 30 anos, o papel já estava levemente manchado (a mancha mais visível é a que está abaixo do cigarro, há outras no canto superior direito). E por algum motivo a imagem escaneada não ficou com o fundo branco, e sim levemente rosado. 

É evidente que, tendo Noel morrido em 1937, ao longo desses 80 anos esta imagem já deve ter sido reproduzida incontáveis vezes (nesta notícia de 2008, aparece uma outra versão da mesma charge). Mesmo assim, considero incrível constatar como essa charge que eu escaneei dentro da minha casa, em Porto Alegre, há 9 anos, ganhou o mundo. 

Você pode vê-la:

  • Na Galeria da página de Noel Rosa na Wikipedia em espanhol
  • E nesta matéria da revista Exame, de 2.12.13, onde achei a pista que esclarece por que justamente a imagem que eu escaneei ganhou o mundo. Mesmo que a Exame tenha publicado a imagem com recortes, é possível identificar a 'famosa' mancha abaixo do cigarro, e na legenda esta imagem tem por crédito "Creative Commons".

Fui então no site https://creativecommons.org/ e pesquisei "Noel Rosa charge". Vejam que o primeiro resultado da pesquisa....




.... tem como referência justamente a imagem que estava no site Brasileirinho, à qual, há exatos cinco anos (29.9.12), alguém resolveu atribuir uma licença Creative Commons, embora ela não seja necessária por se tratar de obra já entrada no domínio público. 

  • Desde a semana passada, estou republicando no blog Jornalismo Cultural o conteúdo que outrora esteve no hotsite do Brasileirinho, e naturalmente foi esta charge a escolhida para novamente ser a identidade visual da série. Acompanhe as postagens semanais por lá através da tag Sextas do Noel.




Nenhum comentário: