14/09/2017

Post nº 300: Como será o amanhã?



A única coisa permanente 
na vida é a mudança.



Esta frase, que parece ter inspirado a composição de Gilberto Gil "O Eterno Deus Mu Dança" (1989), é beeem mais antiga, sendo atribuída ao filósofo grego Heráclito de Éfeso (c.535-475 a.C.). Confesso que descobri isso agora, pesquisando no Google. Mas mesmo sem saber até hoje da antiguidade da frase, posso dizer que seu conceito me é bem familiar: seguidamente falo algo nesta linha a pessoas mais jovens que eventualmente me pedem conselhos.

O que costumo lhes dizer é que seus sonhos e objetivos irão mudar ao longo da vida, porque você mesmo/a irá mudar também, e não há nada de errado nisso. Percebo que, quanto mais jovem a pessoa a quem falo isso, mais ela se mostra relutante em concordar com o que digo. Mas é um fato: seria muito estranho que hoje, aos 46 anos, eu tivesse os mesmos sonhos e objetivos que tinha com metade dessa idade, aos 23 - no distante ano de 1994!

Mesmo os 5 anos que uso como base para a projeção de vida & carreira proposta no meu artigo Os 5 Valores de uma Carreira de Sucesso, de 2015, já são um período de tempo consideravelmente largo. Mas é claro que a proposta lá é um exercício mental para não ficarmos pensando tão presos ao agora, como geralmente fazemos.


Sete Coqueiros 
- 10.9.17


Recordo que, em fevereiro, quando estava em Belém, participei de um encontro de artistas no qual a proposta foi cada um escolher um ano qualquer no futuro e dizer como imaginava que estaria então sua vida. Tentando ser coerente com meu próprio texto, fui o único que coloquei a projeção para uma data razoavelmente próxima - os tais 5 anos. Houve quem se dispusesse a "saltar" 20 ou até 40 anos no tempo. Mas praticamente todos, com poucas exceções, se imaginaram na mesma cidade (alguns até na mesma casa!), com a mesma profissão e o mesmo circulo de amigos - mesmo os poucos que 'se viram' morando no exterior. As mudanças imaginadas, na quase totalidade, eram concretizações/desdobramentos de sonhos atuais: a conclusão do curso em que a pessoa está, o casamento com o/a atual namorado/a (seguido do nascimento de filhos do casal) etc.

Evidente que, sendo um exercício de imaginação, não há nada 'certo' nem 'errado' com o que tenha sido dito na ocasião. De todo modo, foi um raro momento onde cada um de nós pôde observar como os outros pensam, numa reunião de umas 20 pessoas, e não apenas numa conversa com amigos, como seria o mais comum de acontecer (se bem que raramente vejo amigos conversando sobre a vida de cada um dali a 5, 20 ou 40 anos).


Propaganda mural na praia de Cruz das Almas
- 9.8.17


É bom lembrar: as pessoas que estavam ali fazendo aquele exercício eram, todas, artistas e/ou ligadas de algum modo à Cultura e à Comunicação. Vendo este grupo tendo dificuldade em deixar a imaginação voar (ao menos em relação à própria vida), não é difícil entender como, para muitas pessoas, as mudanças - ou mesmo a possibilidade delas - são percebidas negativamente. Mas isto é algo inevitável; é impossível que nada mude nunca.

Existem as mudanças que decorrem de uma ação sua (você fez vestibular, passou, concluiu o curso e agora tem um diploma); existem as que, não sendo de sua iniciativa, lhe afetam (a empresa onde você trabalha foi adquirida por outra); e há as que surpreendem todo mundo (ou alguém imaginava em 1995 que em menos de 20 anos a internet mudaria TUDO?).


Cavalo na orla da praia da Pajuçara
- 5.7.17

Estas mudanças que não decorrem de uma ação sua se enquadram no que, no texto dos 5 Valores já citado, eu chamo de imprevistos positivos e imprevistos negativos. As fotos que ilustram este post são, todas elas, imprevistos positivos com os quais me deparei aqui em Maceió - ao sair de casa em cada um desses dias, eu não imaginava que iria presenciar estas cenas, e felizmente estava preparado para registrá-las.

  • A inspiração para escrever este texto veio de comentário que fiz num post da cantora Renata del Pinho no Facebook. 



Nenhum comentário: