Páginas

02/10/2017

Belezas Culturais: Sereia de Mestre Zezinho



A orla da praia da Pajuçara, em Maceió, conta desde 29 de setembro com nova obra de arte pública. Trata-se da réplica em 6 metros de altura da escultura Sereia, do artesão Mestre Zezinho. O artista esteve presente na inauguração, que faz parte das comemorações dos 200 anos da criação da capitania de Alagoas por Dom João VI em 16 de setembro de 1817, em consequência da Revolução Pernambucana

José Cícero da Silva, o Mestre Zezinho, é natural de Arapiraca (AL) e vive atualmente em Campo Alegre. Hoje com 50 anos, sempre esculpiu, mas só aos 30 anos descobriu que poderia viver de sua arte. 


Sereia está no começo da avenida Antônio Gouveia, a poucos metros de outra escultura, a que homenageia o ator Paulo Gracindo (ao lado), instalada em julho. As fotos do post foram feitas no sábado, 30 de setembro. Na noite de 27, quarta, ao passar pelo local, acompanhei parte da montagem da obra; algumas pessoas já faziam selfie com a obra antes mesmo dela ser inaugurada oficialmente. 

  • Maceió já conta com outra escultura de sereia, criada em 1962 pelo escultor pernambucano Corbiniano Lins. A obra está sobre um rochedo, sobre a barreira de corais dentro do mar, na praia que desde a instalação da estátua passou a ser conhecida como Praia da Sereia. Desde então, a figura da sereia se incorporou ao imaginário popular sobre a cidade, inspirando ao cantor e compositor alagoano Carlos Moura a canção "Maceió, Minha Sereia", lançada por ele no LP Rosa de Sol (1982). 



Nenhum comentário: