25/06/2016

Coisas do Mundo: João Pessoa

Sábado no blog será dia de Coisas do Mundo. Pra explicar o que é isto, recorro a um trecho do textão inaugural do blog (leia aqui na íntegra): 
já fiz muita foto também de celular ou de tablet (esses equipamentos geralmente servem para registrar algo curioso que vejo na rua, e que formam a terceira linha do meu trabalho, a Coisas do Mundo, cujo nome é inspirado pelo samba de Paulinho da Viola "Coisas do Mundo, Minha Nega").



A foto que inaugura a seção foi feita em João Pessoa, mais especificamente na Praia do Tambaú, na hora do almoço do dia 12 de junho, domingo retrasado. Eu estava num restaurante cuja parte traseira tinha vista privilegiada da praia, e aproveitei para tirar algumas fotos com a Nikon Coolpix. Nessa hora eu já tinha parado de fotografar, porque meu pedido já havia chegado, mas de repente ergo o olhar em direção ao mar e eis que deparo com esta cena! 

Só depois de fotografar consegui entender o que eram aquelas ondulações no céu - nesta hora passou pela orla um vendedor de pipas (ou arraias, ou pandorgas - em cada lugar esse brinquedo tem um nome!). As ondas que os rabos das pipas formavam rimaram visualmente com as nuvens que estavam no céu naquele momento. E isto num trecho da praia que já era curioso por si só - além de ter uma quadra de basquete (vê-se uma das cestas), um quiosque ostenta glorioso a bandeira do Rio Grande do Sul (tenho visto várias nesse giro pelo Nordeste, há muitos gaúchos por aqui). 


Nenhum comentário: