12/07/2021

Já está à venda meu novo e-book, MEMÓRIAS POÉTICAS

Escolhi 12 de julho de 2021 para lançar meu 11º livro, Memórias Poéticas, porque foi nesse dia, há 34 anos (12.7.1987), que escrevi meu poema mais antigo a sobreviver. Intitulado "Tá Chovendo Lá Fora", é um poema em forma de diálogo entre um casal em vias de separação; o texto fez parte de meu segundo livro, A Garota no Bar, de 1990. O poema pode ser lido também no novo livro, ao lado de todos meus poemas dos anos 1980 e 1990 cujo texto consegui localizar.

Nas 70 páginas do livro, relato toda minha convivência com a Poesia, desde a escrita dos primeiros versos, inicialmente no ambiente escolar, até a difusão dos poemas através de jornal, livro e rádio. Falo também do porquê de ter ficado sem escrever Poesia por quase duas décadas e de como vim a ter hoje na Poesia veiculada nas redes sociais uma de minhas principais atividades. Em paralelo, traço um peculiar panorama de aspectos da vida brasileira (e até mundial) do final da década de 1970 até (praticamente) ontem.

Para a poeta e jornalista Mary Paes (O Blog da Mary, de Macapá-AP), ler o livro Memórias Poéticas é como estar frente a frente com o autor: "Em toda a obra de Gomes, é possível observar a crítica, explícita ou nas entrelinhas. É uma escrita inteligente e rica em argumentos. A capa do livro é um poema à parte, que nos remete a uma viagem no tempo, em que podemos vivenciar as fases de transformação da Poesia na vida do escritor."


Nenhum comentário: