13/03/2017

Belém: Exposição "As Tias do Marabaixo" fica em cartaz até 12 de abril



A partir do dia 15, o público de Belém poderá conhecer As Tias do Marabaixo. A abertura será nesta quarta, a partir das 19h, com entrada gratuita. 

A exposição reúne 18 fotos que fiz ao longo das filmagens do meu documentário também intitulado As Tias do Marabaixo, em 2014. Parte do material filmado deu origem, no primeiro semestre de 2015, a cinco curtas-metragens, cada um dedicado a uma das homenageadas.

A atual mostra é o maior evento já realizado com material do projeto e representa nossa homenagem a todas as mulheres no mês a elas dedicado.

O projeto -  O projeto As Tias do Marabaixo visa preservar e difundir a memória do Marabaixo, tradição cultural afro-amapaense. Nos meses de maio e junho de 2014, gravei em Macapá (AP), entrevistas com as principais figuras históricas do Marabaixo - Tia Chiquinha, Tia Zefa, Natalina, Tia Zezé e Tia Biló -, todas consideradas memórias vivas de suas comunidades. Tia Chiquinha faleceu em fevereiro de 2015, aos 94 anos.

Entre agosto de 2014 e novembro de 2016, fotos e curtas foram exibidos nos estados do Amapá, Bahia, Rio de Janeiro. Rondônia e Tocantins.

Além da exposição de fotos e dos curtas, o projeto abrange outros dois produtos: um livro de fotografias e um documentário de longa-metragem, ambos incluindo material captado entre 2013 e 2016, e sem data prevista para lançamento. O blog do projeto, lançado em 2014, já registrou mais de 8 mil acessos. 

Curiosidades:
  • As fotos exibidas em Belém serão as mesmas apresentadas na exposição realizada no Amapá Garden Shopping (Macapá) em setembro de 2014. Apenas duas imagens foram impressas agora em Belém, já que na exposição do Garden pude mostrar apenas 16 das 18 fotos.

  • Além de ser o maior evento ligado ao projeto desde 2014, esta é a maior exposição feita com material meu, e também a primeira vez que exponho sendo selecionado num edital. A dedicação começa a dar frutos :) 

Nenhum comentário: