21/11/2020

A Semana nº 145

Ontem, para marcar o Dia da Consciência Negra, publiquei no site um álbum com fotos inéditas da Fortaleza de São José de Macapá. 

A Fortaleza de São José é uma três únicas edificações na capital do Amapá que datam do século 18. Foi construída entre 1764 e 1782 por negros escravizados que chegaram a Macapá vindos de Belém. Parte dos trabalhadores que atuaram em sua construção fundou, possivelmente ainda na década de 1760, o Quilombo do Curiaú. Desde 1950, a Fortaleza de São José é o único bem cultural do Amapá a ser tombado pelo IPHAN. Hoje em dia, a Fortaleza é tanto um ponto de intensa visitação turística - roteiro obrigatório de todo estrangeiro que passa pelo Amapá - quanto um ponto de lazer para os moradores da cidade. 

Já fiz fotos da Fortaleza e do seu entorno inúmeras vezes, além de usá-la como cenário para ensaios. Uma das minhas camisetas temáticas lançadas em 2018 tinha estampada uma foto da Fortaleza. E desde junho de 2017 uma foto de uma janela do revelim da Fortaleza emoldura o meu logotipo.

Confira estas fotos inéditas da Fortaleza em https://fabiogomesfotocinema.com.br/fortaleza-macapa.html



Para receber estas atualizações toda sexta, envie uma mensagem para mim clicando neste link - https://wa.me/558281644169?text=Atualiza%C3%A7%C3%B5es

***


  • No Instagram, minha foto que mais repercutiu foi esta do ensaio com a maravigold modelo amapaense Larissa Nayane. Publicada na quinta, 18, alcançou até o momento 1739 contas. Desta forma, ela não é apenas minha publicação mais vista na semana, e sim a recordista de alcance em meu Instagram nos últimos dois anos!




Nenhum comentário: