06/12/2017

Vídeo: Maracatu Raízes da Tradição (Mãe Vera)

Nos dias 18 e 19 de novembro, acompanhei aqui em Maceió parte da programação do 1º Encontro de Maracatus de Baque Virado, realizado na Praça Multieventos, junto à praia da Pajuçara. 

Este vídeo, inédito, traz o final da apresentação do primeiro grupo a tocar no evento, no dia 18: o Maracatu Raízes da Tradição, de Mãe Vera. 

Mãe Vera (Veronildes Rodrigues da Silva), 59 anos, é mãe de santo e mantém este grupo de Maracatu no Conjunto Eustáquio Gomes. Por seu trabalho de toda uma vida preservando as tradições culturais, recebeu em 28 de novembro o Prêmio  Culturas Populares - Edição Leandro Gomes de Barros, do Ministério da Cultura, na categoria Mestres e Mestras.



Clique na imagem


Para saber mais sobre Mãe Vera e seu trabalho, recomendo o Blog do Sávio de Almeida, publicou em maio de 2016 um depoimento dela sobre sua trajetória como Yalorixá, além de ter publicado em janeiro de 2012 fotos de seu terreiro Abaçá de Angola Oya Bale - que, segundo a própria Mãe Vera informou ao site Cada Minuto numa reportagem sobre intolerância religiosa, significa, em iorubá, "casa aberta para todos".




Nenhum comentário: